5 coisas que aprendi na faculdade de jornalismo

7 de jan. de 2016
Desde quando decidi criar o blog planejava fazer um post assim, e chegou a hora!Antes, preciso revelar pra vocês que, há dois anos estou afastada da faculdade por conta de não conseguir arcar com as despesas. Porém, nos 4 períodos que cursei tive a maior certeza: é isso que amo fazer, é isso que quero pra vida. E, sem dúvidas minha maior meta desse ano é voltar.

Agora falando sobre o assunto do título: Vou revelar algumas curiosidades que aprendi sobre o curso nos dois anos cursados.

A DIFERENÇA ENTRE JORNALISMO E JORNALISMO – COMUNICAÇÃO SOCIAL
Quando eu dizia ‘faço comunicação social’ as pessoas ficavam tipo ‘hã? Que isso?’ então, pra evitar ter que explicar a diferença entre um e outro eu preferia responder apenas jornalismo. A comunicação social é divida em dois: publicidade e jornalismo. Porém, o jornalismo estuda algumas coisas da publicidade e vice-versa. Basicamente, não deixa de ser jornalismo, mas irá mais pro lado da comunicação do que só a escrita, eu por exemplo não tive aulas de gramática.

VAI ESTUDAR DISCIPLINAS CHATAS, SIM!
É, eu terminei o colégio jurando que nunca mais na vida iria estudar nada que não gostasse, afinal, iria cursar algo que amava fazer. Pois bem, houve uma prova em que era necessário fazer uma equação e... eu errei, novidade? Haha Além disso, estudei coisas que nunca vou usar na vida. Tive ‘empreendedorismo e cooperativismo’, já ouviu falar? É algo bem técnico, difícil de explicar rs.

QUANTO MENOS ESCREVER, MELHOR
É meus queridos, o objetivo desse curso é te treinar para escrever pouco e bem, basicamente. Quanto mais informação você transmitir em menos espaço/linhas, melhor jornalista você será, é isso. Pra isso utilizamos uma coisa chamada ‘lead’, é uma estrutura a ser seguida ao montar um informativo, assim você não se perde nem enrola no que quer dizer.

TRABALHOS EM GRUPO, FOREVER.
Se você é o tipo de pessoa que odeia fazer tarefas em grupo, não escolha esse curso. Consigo contar nos dedos as vezes em que fiz trabalhos sozinha. No começo, quando você não conhece ninguém, é mais tenso, mas, aos poucos você vai conhecendo pessoas que trabalham na mesma vibe que você e dá certo.

JORNALISMO – CRIATIVIDADE - BLOGOSFERA
Não sei se isso é caracterísco do jornalismo – comunicação social mas, tive diversos trabalhos, em que eu precisei de criatividade: pra decidir o tema, como fazer, como escrever, diagramar. Aliás, há disciplinas que ensinam como fazer crítica, resenha, como construir um título informativo e atrativo, enfim, tudo a ver com a blogosfera, né? Por isso acho que, quem estuda jornalismo tem mais facilidade em desenvolver conteúdo e tudo mais.

Se gostou não saia sem comentar, combinado? Se acharem legal posso fazer mais posts sobre isso. Fala aí: qual item achou mais interessante, curioso, legal?

Comente com o Facebook:

34 comentários:

  1. Achei bem interessante! Jornalismo sempre esteve entre as minhas escolhas de curso para a faculdade, ano que vem eu tenho que escolher o que cursar e esses posts tem me ajudado bastante, valeu <3


    (Olha nossos layouts iguais hahaha)

    irianneveloso.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah que bacana, fico feliz ♥ sim, então... vai pesando, analisando, pesquisando, pra escolher com carinho. Magina ♥ É, chará de layout haha bj

      Excluir
  2. Muito bom o pôster. Jornalismo sempre foi um dos vestibulares que eu queria fazer, acho que é por causa da minha paixão em escrever textos, desde de pequena que eu aprendi a colocar meus sentimentos em palavras, por isso me identifico muito com o curso. Sabe, ser colunista de alguma revista ou site, seria incrível. Amei o pôster.
    Ps: Obrigado pela visitinha lá no meu blog. Xoxo linda <3
    http://girlswholoveparis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah sim, natural! quem ama escrever sempre considera jornalismo rs. Nossa, nem fale! só de ter meu nome no rodapé do artigo já me faria feliz! Vamos na fé. Obrigada ♥ magina! bjão.

      Excluir
  3. Aaaah Jornalismo é o que eu quero pra vida!
    Mas acho meio que tá tão concorrido que chega dar desanimo rs!
    Espero que consiga voltar esse ano!
    E faça mais post falando disso rs

    bjs!
    www.quaseinvisivel.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É concorrido em todos os setores, mas eu nem vejo por esse lado, sabia? Deus alimentou esse sonho então, por que duvidar? MUITO obrigada amor, tomara Deus. Pode deixar hahaha Vou fazer sim. Bjss ♥

      Excluir
  4. Oooi Bia!

    No ensino médio eu também jurei isso! hahahhahaha
    e to fazendo cada cadeira porre na facul...


    fiquei curiosa sobre a estrutura lead (vou pesquisar)

    Nunca tive sorte em trabalho em grupo, sempre acabei fazendo o trabalho
    todo sozinha, muitos estudantes de hoje em dia.. não tem vergonha na cara. kk

    Gostei muito de ler esse post, faça mais post's sobre Jornalismo!! :D

    http://www.blahoestraich.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Lisi! Poxa e não é? Cara, nem fala! esse tipo de coisa também acontece na faculdade hein, só que aí dá pra cobrar mais pesado porque ninguém ali é criança né hahahaha. Aiwwww, obrigada ♥ Oh, pesquisa sim, lead é muito bacana. Bj

      Excluir
  5. Também curso jornalismo e vou formar esse ano. Adorei a proposta do blog e estou de acordo com os tópicos, o lead e a criatividade forever! rs *_*
    Bjos

    Papo Garota
    YouTube

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai, que incrível! que máximo. Obrigada viu! valeu ♥ bjs

      Excluir
  6. Acho que as disciplinas chatas tem em todo curso né? kkk quem me dera me livrar de economia em relações internacionais :x kkk Mas adorei o post!

    Beijoos, Ana Carolina
    www.simplesglamour.com.br
    Instagram e Twitter: @simplesglamour

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade kkkk pra vida toda. Em qualquer curso (até de línguas) tem aquelas coisas chatas de estudar. Olha, bom curso hein! rs Muito obrigada, Ana ♥ bj

      Excluir
  7. 5 coisas bastante legais e evidentes para o curso. Gostei do seu esclarecimento.
    Mega beijo
    blogueirasara.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Eu jurava que meus tormentos com matemática acabariam na faculdade, mas pelo visto, não! rs O engraçado é que a gente entra na faculdade com uma mentalidade, pensando que vai ser de um jeito, mas quando chega na hora é totalmente diferente.
    Beijo,
    paraisodemenina.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exato rs É complicado viu, isso é verdade, entramos achando que é melhor do que no colégio, porém, longe disso. Mas até que quando se olha pela ótica de que você gosta da maioria das matérias e ama estudar aquilo, consegue lidar e suportar.

      Excluir
  9. Oi :) Tudo bem? Espero que você retorne ao curso o mais rápido possível. Eu fiz jornalismo e amo a profissão. Adorei o seu blog. Te desejo todos sucesso do mundo.

    www.blogdahida.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Hida! tudo bem sim amor. Muito obrigada, sério ♥ aiww que amorzinho. Muiiito obrigada, mesmo! igualmente viu.

      Excluir
  10. Ai que legal esse post! <3
    Eu faço Arquitetura e Urbanismo, mas descobri recentemente que posso fazer mestrado em comunicação e estou pensando seriamente nisso, pois é uma área que me identifico bastante. Mas vamos ver o desenrolar das coisas, hahaha.
    Um beijão e até mais.

    www.queridaga.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, amor.Que legal, caramba, nem eu sabia disso rs. Isso aí! Mas vai na fé. Se você gosta acho que deve dar uma chance. Beijão! Muito obrigada pela visita, viu! até mais ♥

      Excluir
  11. Olá! Adorei esse post!
    Acabei de me inscrever no SISU em comunicação social - jornalismo e realmente quero isso há muito tempo. Vendo seu post só aumentou minha vontade de ser aprovada - Entretanto -

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Aiw que máximo! Pena que no RJ não tem vagas pra CS :( mas olha, estarei torcendo pra que você consiga viu! Deus te abençõe ♥ sucesso! Aiw que fofa! bj

      Excluir
  12. Oiii Bia!
    Primeiro: Adorei seu blog, tá tudo lindão.
    E que post legal. Há um tempo atrás (bastante tempo haha), eu quis muito fazer jornalismo, e ainda acho ele um curso super legal. Acabei fazendo artes.
    Eu acho que o que mais me impediu de fazer o curso foi o fato dele estar um pouco saturado, tu acha isso também?

    Um beijo!
    Paloma
    surewehaveablog.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aiwww, muito obrigada, fico TÃO feliz em ler isso ♥ Obrigada, viu! Hmm, maneiro esse também, hein! Eu não acho saturado não, eu acho até bem dinâmico e é algo que foge da rotina, até os conteúdos das matérias eu sinto que nunca são iguais, sabe? Bj, obrigada viu Paloma, amei seu comentário!

      Excluir
  13. Eu estou meio em dúvida no que quero fazer, mas jornalismo sempre foi uma opção para mim! Adorei ler esse post e descobri um pouco mais desse curso maravilhoso :)

    www.sonhodemargarida.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sério? dúvida é tão tenso :( eu nunca tive depois que decidi que queria jornalismo rs E por incrível que pareça, nunca tinha sido uma opção pra mim anteriormente. Que bom, farei mais posts sobre isso, fico feliz que tenha ajudado, sério! É mara mesmo rs <3

      Excluir
  14. Olá Bia, conheci seu blog agora e ja estou amando. Show

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! muito obrigada, fico feliz em ler seu comentário ♥ bj

      Excluir
  15. Sempre gostei de escrever, tenho blog desde o início da minha adolescência, e o meu primeiro foi de blog grupo! :P hahaha

    Acho que foi por isso que sempre despertei o desejo por fazer publicidade e propaganda ou jornalismo. Acabei indo pra administração por causa do mercado do petróleo muito forte na minha cidade e... hoje não moro mais lá! .-.

    Enfim, hahahha
    ainda tenho vontade de ir pra essa área! Adoro!
    Lógico que, como você disse, a gente acaba estudando de tudo, até as matérias chatas! Mas é a vida! hahha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sério? de grupo é complicado, né? rs Aiww que fofo. Sério? poxa, eu não consigo me ver estudando outro curso, não dá, não tenho em mente a segunda opção, sabe? pra mim, essa é a única. Poxa, torço pra que você consiga viu, pelo menos um curso ou algo assim. É verdade rs

      Excluir
  16. Conheci seu blog através do BGS, foi o primeiro blog que segui! Haha, amei demais seus post, inclusive esse!
    Vou fazer comunicação Social também! <3
    Sucesso a você linda!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai que fofa! poxa, fiquei muito feliz viu! muito obrigada meu amor, de ♥. Ebaaa! igualmente baby <3

      Excluir
  17. Oi, Bia! Torcendo pra que você finalize o curso! Me formei em janeiro do ano passado e entendo bem do que você fala! Mas sobre o curso de comunicação não ter muita gramática, veja bem, eu tive 5 cadeiras de redação e português(!). Isso, sem contar redações específicas (para rádio/TV/Web). Ou seja, quase caem os dedos da pessoa de tanto escrever hahahahahaha

    Mas acho que difere de cada currículo, né? E a coisa de escrever de forma concisa é real. O pior é que no TCC eles querem que tu enrole (socorro), depois de 5 anos te cortando o texto.

    Ah, obrigada pela visita no Komorebi! ❤

    Beijão :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Fer ♥ muito obrigada, viu! Ah sim, escrever sempre, mas pois é, acho que vai de cada faculdade. Logo no primeiro período a professora já avisou que não iríamos estudar tanto gramática e sim mais a parte prática. AHAHAHA Muita dó, né? pois é! Magina ♥ sucesso! e super bj

      Excluir



Design e Desenvolvimento por